sábado, 19 de junho de 2010

Livros e Tostas, Tostas e Livros!!!

Corria o ano de 1988 e eu estudava em Nova York, quando entro numa mercearia.
Não me recordo do que lá ia comprar mas de repente, parei!!! E fiquei a olhar para uma embalagem encarnada!

ERAM TOSTAS!!! SIMPLES TOSTAS!!!
Lágrimas escorreram dos meus olhos!!!

O que é que simples tostas tinham de tão especial?
Eram tostas da Diatosta, eram tostas da Costa do Valado, eram tostas da minha terra!!!

Por momentos voltei á minha casa, ao meu jardim e vi, do outro lado da rua, a Diatosta... Por momentos voltei a sentir aquele cheirinho delicioso de tostas acabadas de fazer... Por momentos esqueci que estava a milhares de quilómetros das pessoas que mais amava.

Como eu entendo o Dr. Jorge Sampaio quando diz "Não esquecerei jamais a alegria quando encontrei no outro dia o seu mais recente livro na maior livraria da V Avenida, em Nova Iorque." (Fonte:Site DN).

Curiosamente, em declarações gravadas pela TSF, o Dr. Jorge Sampaio afirma que não se recorda qual a obra de Saramago á venda na Barnes & Nobles mas, acreditem, eu ainda hoje vejo aquela embalagem encarnada, atada em cima como eram dantes, á venda não em qualquer hipermercado ou grande cadeia alimentar, mas sim numa pequenissima mercearia de bairro.

As tostas do Sr. Lameiro estavam á venda numa mera mercearia Nova Yorkina!!!
Se fosse hoje, nesta era da globalização, seria uma coisa banal. Mas não, estavamos no longínquo ano de 1988

Confesso que não sou um grande amante de livros mas, não me é dificil dar de barato que Saramago era um EXCELENTE escritor. Afinal ele ganhou a "liga dos campeões" da literatura. Mas muitos Portugueses já ganharam a sua "Champions" como Mourinho, Adolfo Roque, António Champalimaud, Figo, Rui Costa, Belmiro de Azevedo, etc etc etc

Pondo as coisas na sua devida perspectiva, não percebo toda esta empolação com a morte de um excelente profissional, mas que tinha 87 anos!!!

Eu ouvi coisas nas ultimas horas que pouco menos eram do que um ENDEUSAMENTO de Saramago, e nem discuto se são justas ou não, apenas não se aplicam aos outros. Ou alguém criticou o Presidente da Républica ou o Primeiro Ministro da época pela não comparência no funeral de António Champalimaud???

Ou alguém espera, daqui a muitos muitos anos, ver o nosso Presidente no funeral do Sr. Lameiro??? É que se houvesse um NOBEL em tostas, acreditem que já o tinha ganho á muito.

Sem comentários: